sexta-feira, 12 de julho de 2013

Universidade na Inglaterra abre Graduação em Heavy Metal

Share

Amanhã, 13 de Julho, é o Dia Mundial do Rock! 0/

A data foi escolhida após o Live Aid, de 13 de Julho de 1985, um show simultâneo em Londres e Filadélfia em prol da fome na Etiópia, contando com nomes como Queen, Mick Jagger, Scorpions, U2, Paul McCartiney, Eric Clapton, Madonna, Led Zeppelin e tantos outros. 20 anos depois o Bob Geldf refez o evento, agora chamado Live 8, com uma estrutura maior e em mais cidades e o objetivo foi pressionar o G8 a perdoar a dívida externa dos países mais subdesenvolvidos. Este evento marcou também a volta do Pink Floyd, depois de 20 anos separados.

Para os rockeiros e metaleiros de plantão esta e outras histórias sobre o rock e o metal são mais do que conhecidas. Mas e sobre a Graduação em Heavy Metal, já estão por dentro?
Sim, o Dia Mundial do Rock começou na Inglaterra e, claro, é de lá também que surge o primeiro Curso de Graduação em Heavy Metal! Os rock pesado está em expansão no país e observando este cenário e as oportunidades que ele oferece, a New College Nottingham (NCN) criou o primeiro curso de Música focado totalmente em Heavy Metal, que inicia sua primeira turma em setembro/2013. 

O curso promete trabalhar as turmas como bandas quanto a performance musical, com realização de shows, composição de músicas, desenvolver o trabalho de palco, improvisação, gravação, estudo de bandas consagradas, (onde o  Iron Maiden  é assunto obrigatório) , criação de material promocional, além de possuir dos módulos sobre negócios musicais e no segundo ano eles realizarão uma turnê no país, para por em prática todo o conteúdo aprendido. Estranho? Diferente? Meio louca a ideia?

Sim, um pouco de tudo! O fato é que o curso tem duração de 2 anos e após concluído o aluno é direcionado para o último ano do curso tradicional de música na Nottingham Trent University (NTU) para concluir sua formação e ter diploma reconhecido.  O profissional formado será professor de música, compositores e um musicista/ instrumentista com foco nas raízes do rock e embasado sobre toda a história da música metal.

Contudo, a controvérsia sobre a real necessidade do curso é grande. Segundo Chris McGovern, presidente da Campaign for Real Education (campanha pela Verdadeira Educação, na Inglaterra), “A menos que você queira ser uma estrela do heavy metal, por que você precisa de um diploma no assunto? Pode parecer uma opção atraente, fácil para algumas pessoas. Mas você não precisa fazer uma licenciatura em heavy metal. É um desperdício de tempo."


E você, o que acha da ideia?
Tagged Under:

0 comentários:

Postar um comentário