quinta-feira, 14 de maio de 2015

Fonte dos Nomes nas Latas de Coca-Cola

Share
Olá, pessoal!

No post passado eu falei sobre dicas para escolher boas tipografias para o seu projeto, lembra-se? Se você não viu, clique aqui para ler e aprender um pouco mais sobre dicas de tipografia! Bom, mas neste post eu vou falar de uma fonte especial: a fonte que a Coca usa para escrever os nossos nomes nas latinhas de Coca-Cola! Já pensou nisso: Qual é o nome da tipografia usada?

Bem, a Tipo foi desenvolvida especialmente para o projeto em 2013 e chama-se “YOU”! Ótimo nome, não é mesmo? Afinal, nada melhor do que “Você” para descrever a fonte que fala o SEU nome!rs Infelizmente a fonte ainda não está disponível para download, pelo menos por enquanto, pois sabemos que logo alguém acaba desenhando e disponibilizando na Internet. Mas o que importa não é isso e sim a beleza gráfica e a qualidade do projeto e é sobre isso que vamos falar hoje!

A fonte tipográfica YOU tem uma tipo serifada, com um corpo bold que deixa as barrigas das letras mais salientes e assim com melhor legibilidade, bem como as barras e espinhas. As serifas pontiagudas dão charme e um tom gracioso á fonte, deixando-a mais leve, mesmo em bold. Outra característica que chama a atenção pelo traço preciso e que caminha bem entre o delicado e o expressivo são os ombros de letras como N, M, H, etc.


Ah, e se você não entende muito bem estes termos sobre "barriga", "hastes", "ombro" da letra, dá só uma olhada nesta imagem que o "Design. Blog" produziu para explicar a anatomia tipográfica:



Pelo aspecto conceitual, a fonte trás sofisticação jovial para os nomes nas embalagens, dando um frescor cool, mas sem ser teen, mantendo o movimento sugerido pelo grafismo extraído da marca “Coca-Cola” que é acompanhado pelos contrastes da espessura do traçado de YOU e tudo isso sem perder a simplicidade no layout e na própria fonte em si, que despreza os exageros da fonte cursiva, como acontece na marca principal, “Coca-Cola”.

E então, o que você pensa sobre esta fonte? O que mais te chama a atenção?
Comente e não deixe de compartilhar este post!

Até o próximo!

Tagged Under:

0 comentários:

Postar um comentário