Redes Sociais é o tal previsível mais imprevisível que o cyberspace pode nos proporcionar. A dinâmica do comportamento humano reinventa e transforma o conteúdo disponibilizado na rede de forma a surpreender produtores, pesquisadores e público.
Sempre que se faz um vídeo, sonha-se com a tal viralização do conteúdo no YouTube, contudo, quando falamos de uma propaganda institucional com apelo familiar, dificilmente espera-se que o vídeo vire piada, ou um meme, como diz a linguagem do internauta. No entanto, é isso o que está acontecendo com o comercial sobre o empreendimento de alto padrão, Boulevard San German, na Paraíba.
O comercial trás um pai de família, o colunista Geraldo Rabello, falando sobre a aquisição de um apartamento neste empreendimento, num comercial ao melhor estilo de depoimento do cliente. Contudo, o simpático senhor enfatiza ter reunido toda sua família para a recomendação e, quase num tom de desculpas, explica a ausência de uma das filhas, Luiza, justificando a distância de onde a moça estava fazendo um intercâmbio, no Canadá.
O fato é que para a eficácia do comercial não era necessário justificar a ausência da menina que sequer sabia-se que existia. Contudo, para a viralização do vídeo e popularização do empreendimento, o comentário foi vital.
Hashtags como #LuizaEstaNoCanada, tomaram conta do TopTrends do Twitter, viraram assunto de diversos blogs, portais de entretenimento e publicidade, no Facebook que ganhou inclusive um evento público comentando o fato e convidando todo mundo para recepcionar Luiza, que deveria voltar do Canadá, no próximo dia 31 de janeiro, desembarcando no aeroporto internacional de João Pessoa, capital paraibana.
Contudo, a moça chegou um pouco antes: hoje, dia 19 de janeiro e foi direto para os estúdios da rede Globo, em São Paulo, dando sua primeira entrevista para o Jornal Hoje. Além disso, a jovem já está escalada para fazer o próximo comercial da construtora, que não vai perder a oportunidade de estender esta fama instantânea da moça.
E a repercursão não parou por aí. A mídia geral aproveitou o meme para aparecer, inclusive nos links patrocinados. Veja este anúncio de Adwords, do Submarino, que aproveita o meme e a fama de Luiza para vender passagens para o Canadá, em 10X sem juros! Isso me faz pensar também: será que estamos de olho no que acontece na mídia para aproveitar os memes e assuntos badalados em nossas Redações Publicitárias e técnicas de SEO e Adwords?
A pergunta que fica, para os curiosos de redes é: até que ponto tudo isso foi mesmo involuntário ou é uma estratégia de viralização? O que você acha?
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