
Na edição de 2013 a feira identificou duas tendências que, de fato, já conhecemos há um tempo. A primeira é a forte influência da tecnologia no meio e os prós e contras que ela oferece para o Varejo em lojas físicas. E o segundo, a relevância do atendimento para a conversão.

Estas vantagens estão associadas ao bom atendimento, à qualidade de serviço prestado para que a experiência dentro das lojas físicas compensem mais do que os baixos custos oferecidos pela Internet. Na guerra contra a tecnologia, ela é também uma aliada para a conquista de clientes que abrem mão da compra rápida e barata, para vivenciar um momento diferente, experimentando sensações, oportunidades, produtos e relacionamento de forma diferente do cotidiano.
No Brasil, nós estamos aprendendo a oferecer este tratamento diferenciado aos nossos clientes, criando lojas conceito, atitudes, campanhas que envolvem a aderência do target às redes sociais, conquistando por cheiros, imagens, gostos, lembranças, oferecendo algo a mais do que preços, brindes, parcelamento e descontos.

Fora da Oscar Freire, ainda contamos com a Loja Conceito da C&A que de quando em quando surpreende o mercado com ações crosschannel, conquistando o público, a mídia e a conversão, como a ação atual "Com que Look eu Vou?".
Mas ainda é pouco! Quando analisamos o mercado americano vemos que as experiências proporcionadas por lá são realmente mais eficazes, mais constantes e pensadas estrategicamente para cada loja e localidade, em cada marca.
Não temos a mesma experiência quando vamos à uma loja Nike em um Outlet ou na Nike Megastore de Santa Monica, CA. Assim como a experiência hoteleira de Las Vegas é imbatível e temos muito a aprender por lá. Quando pensamos em gastronomia, embora haja uma falsa lenda de que tudo por lá possa ser hambúrguer (o que de fato não é) é bom lembrar que para eles Fast Food pode ser muito mais do que um Combo de batata + lanche + refrigerante. Eles ainda inovam, ainda proporcionam experiências mesmo no batido fastfood.
Talvez ainda falta conhecer mais para o mercado brasileiro que sim, está atento, tentando melhorar e conseguindo crescer. Mas e então? Qual a última experiência realmente diferente você viveu por aqui? Sua loja/marca está oferecendo algo a mais para conquistar clientes?
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