sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

National Retail Federation e o Verejo 2013

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A National Retail Federation é a tradicional feira mundia de varejo, que acontece anualmente em janeiro, na cidade de Nova York, e envolve profissionais da área de mais de 150 países.

Na edição de 2013 a feira identificou duas tendências que, de fato, já conhecemos há um tempo. A primeira é a forte influência da tecnologia no meio e os prós e contras que ela oferece para o Varejo em lojas físicas. E o segundo, a relevância do atendimento para a conversão.

Quando falamos em Varejo não podemos ignorar a forte presença dos e-commerces que vendem a preços mais baixos e tem roubado clientes das lojas físicas. Esta é uma das consequências que a tecnologia trouxe e tem se tornado um problema para os lojistas. Contudo a era high tech também trouxe ações únicas como o compartilhamento de experiências de loja física para personas virtuais de cada cliente, a agilidade no processo de caixa e a independência do cliente para testes, interações e escolhas dentro da loja.

Estas vantagens estão associadas ao bom atendimento, à qualidade de serviço prestado para que a experiência dentro das lojas físicas compensem mais do que os baixos custos oferecidos pela Internet. Na guerra contra a tecnologia, ela é também uma aliada para a conquista de clientes que abrem mão da compra rápida e barata, para vivenciar um momento diferente, experimentando sensações, oportunidades, produtos e relacionamento de forma diferente do cotidiano.

No Brasil, nós estamos aprendendo a oferecer este tratamento diferenciado aos nossos clientes, criando lojas conceito, atitudes, campanhas que envolvem a aderência do target às redes sociais, conquistando por cheiros, imagens, gostos, lembranças, oferecendo algo a mais do que preços, brindes, parcelamento e descontos.

Atualmente podemos destacar a exuberância do Espaço Natura, que oferece ambientes lindos e a oportunidade de experimentar os produtos antes da compra, o que não acontecia até então, visto ser uma marca de catálogo  Além dela, a Loja Havaianas da Oscar Feire é outra referência de estilo e experiência, onde se compra uma grife num estilo de feira hippie, transbordando o conceito de liberdade, originalidade e conforto que havaianas oferece. E a Melissa com seu próprio perfume que abraça a cliente na entrada, conquistando desde ali.

Fora da Oscar Freire, ainda contamos com a Loja Conceito da C&A que de quando em quando surpreende o mercado com ações crosschannel, conquistando o público, a mídia e a conversão, como a ação atual "Com que Look eu Vou?".

Mas ainda é pouco! Quando analisamos o mercado americano vemos que as experiências proporcionadas por lá são realmente mais eficazes, mais constantes e pensadas estrategicamente para cada loja e localidade, em cada marca.

Não temos a mesma experiência quando vamos à uma loja Nike em um Outlet ou na Nike Megastore de Santa Monica, CA. Assim como a experiência hoteleira de Las Vegas é imbatível e temos muito a aprender por lá. Quando pensamos em gastronomia, embora haja uma falsa lenda de que tudo por lá possa ser hambúrguer (o que de fato não é) é bom lembrar que para eles Fast Food pode ser muito mais do que um Combo de batata + lanche + refrigerante. Eles ainda inovam, ainda proporcionam experiências mesmo no batido fastfood.

Talvez ainda falta conhecer mais para o mercado brasileiro que sim, está atento, tentando melhorar e conseguindo crescer. Mas e então? Qual a última experiência realmente diferente você viveu por aqui? Sua loja/marca está oferecendo algo a mais para conquistar clientes?

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