quarta-feira, 1 de maio de 2013

#FailCase "Dieta do Sexo", Prudence!

Share

A produção e conteúdo para publicidade, seja para mídia ON ou OFF line, tem como prerrogativa criar pautas que surpreendam seu target, encantem, informem, divirtam, dependendo do planejamento. Mas também tem o dever de avaliar se a boa ideia não é dúbia, não possui um lado pejorativo, não ofende ninguém, não incita maus hábitos, violência, preconceito, discriminação, etc.

Quando este olhar crítico e seletivo falha, surgem #fails, polêmicas, mídia negativa e até problemas com o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), como foi o caso da peça “Dieta do Sexo”, da marca de preservativos Prudence. O #failcase tornou-se clássico, devido ao lado negativo explicito e ainda assim veiculado.

Na arte, a marca mostra quando se perde de calorias em diversas atividades relacionadas ao sexo,  e começa a relação com o que havia de mais polêmico a ser comentado: Tirar a roupa da mulher com ou sem consentimento. A peça recebeu mais de 2 mil compartilhamentos e de 1000 comentários no Facebook Oficial da Prudence, sendo a maioria das manifestações repudiando aquele estímulo à violência sexual contra a mulher e muitas ameaças de boicote à marca.

Não só os fãs da página viralizaram suas revoltas, como a mídia também, levando o case às manchetes de canais online como Exame, Globo.com, UOL e vários outros. A marca retirou a publicação do ar e soltou uma declaração se desculpando pelo desconforto causado, assumindo a falha e declarando que em hipótese alguma teve qualquer má intensão ao publicar a Dieta do Sexo.

Mas não foi suficiente, o publicou levou centenas de denúncias ao Conar e o órgão rapidamente pediu a retirada da campanha de todos os canais Prudence, por meio de “liminar de sustação”, (medida raramente usada).  Contudo, após o processo ser julgado a campanha foi definitivamente suspensa e a marca ganhou um #failcase que deve acompanhar a Prudence por um bom tempo.

Moral da História? Aprove suas peças, peça opinião de outras pessoas da equipe antes de veicular, seja consequente! Ousadia demais, pode gerar estes clássicos indesejáveis! ;)
Tagged Under: ,

0 comentários:

Postar um comentário