terça-feira, 2 de junho de 2015

Strike de O Boticário no Dia dos Namorados!

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Olá, pessoal!

Hoje o assunto é o comercial de O Boticário! Impossível não falar da marca que conseguiu causar mais barulho em redes sociais do que a própria data do “dia dos namorados”, não é mesmo? Strike para eles que derrubaram todas as garrafas de medos, covardias e preconceitos e se abriram para todos os amores e públicos!

Claro que também achei um absurdo todos os questionamentos dos falsos moralistas e cristãos contra a propaganda que nada mais faz além de igualar todas as formas de amor. Confesso que fiquei bastante chocada ao ver o caso no Reclame Aqui, pois é difícil acreditar que ainda haja tanto preconceito e preocupação com a vida alheia, afinal, este mesmo público que critica também assiste novela com cenas picantes, violência escancarada, aplaudiu Matheus Solano como Félix e, gostando ou não, vê Fernanda Montenegro compondo um casal gay em Babilônia, certo? É por essas e outras que sou muito adepta da frase “Deus deu o dom da vida para cada um cuidar da sua”.

Ah, e claro! Não posso deixar de aplaudir a coragem e ousadia da marca e agência em jogar uma campanha como esta para as grandes massas, em pleno horário nobre global! São poucas as marcas que assumem este risco, que suportam as críticas e que tem Branding para isso, MESMO! Sabemos que muitas outras também apoiam a liberdade de se amar quem quiser, mas sobretudo no Brasil, ainda são raras as que assumem isso em uma publicidade tão importante para o varejo como o 12 de Junho! Parabéns ao O Boticário!

Entretanto, ninguém é ingênuo em pensar que a propaganda não causaria polêmica, não seria agredida, causaria “tititi’s”, reverberaria nas redes sociais, Youtube, teria seus links imensamente compartilhados e STRIKE: Lá está a publicidade mais linda de todas, a que fica na mente do target por dias, gera assunto, discussões, viralisa, funciona!

É certo que agência e cliente sabiam dos resultados que o roteiro do comercial causariam, com os prós e contras e que a marca aguentaria o back! A propaganda é linda, graciosa, doce, leve, romântica como pede o briefing de uma perfumaria fina no dia dos namorados e trás como produto uma marca já consagrada pelos clientes mais fiéis, uma fragrância que já funciona há anos e que cresceu, tem sua família. Afinal, é pedir demais que se arrisque também em colocar um lançamento genuíno num comercial deste, certo?

E o mais bacana é que no final das contas fixou a mensagens que precisavam para o público: O Boticário é a favor de todos os amores e tem um EGEO para cada forma de amar! Isso é incrível, pois crava nas mentes o nome da marca, seu posicionamento e o seu produto dentro do um assunto polêmico e que causa a melhor divulgação do mundo que é o boca a boca, as conversas nas ruas!
E no meio de tudo isso, vi um artigo no “Aproveita e Boicota”, com diversos exemplos de publicidades e fatos sobre mais uma coleção de marcas que estão no nosso cotidiano como McDonald’s, Apple, Unilever (e suas mais de 400 marcas), Google, Facebook, Magnum e tantas outras que apoiam, mostram em suas publicidades, contratam gays e não veem um problema e tratar todos de forma iguais, heterossexuais ou não. Você pode ver NESTE LINK .

E parando para pensar, se fossemos boicotar todas as marcas mesmo, imagine só nossas vidas sem o Google e o Facebook! Nunca mais tomar sorvete Magnum e nem poder tirar Xerox! O que íamos comprar nos supermercados se nada da Unilever fosse possível de consumir? E um mundo sem Microsoft, Apple, Motorola nem Android? Fim dos sanduíches do Mc e do Burguer King com Coca-Cola ou mesmo Pepsi  e adeus ao café do Starbucks também!  Banco como HSBC e Bank of Boston estariam com seus dias contados!... Marcas queridinhas como GAP, Nike e Puma iriam para o fundo da amargura e falando em amargo, seus dias também sem chocolate Hersheys!
Compras com cartão de créditos também estariam suspensas para boicotar Visa e Mastercard! E junto com elas suas viagens de férias pela American Airlines, Delta e United para a Disneyland! E por fim, quando o baby nascer, esqueça Johnson & Johnson, Fraldas da Mônica, mamadeira da turma do Maurício de Souza e todo o resto, pois a Kimberly, que produz tudo isso também precisa sofrer boicote!


Aiai...difícil, né? Será que não é mais fácil abrir o coração para o amor, respeito e compreensão do que dificultar a vida deste jeito? OU você prefere o Boicote?
Comente! ;)



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