segunda-feira, 1 de junho de 2015

5 Dicas Importantes de Facebook para Negócios

Share
Olá, pessoal!

Hoje nosso assunto é o Facebook! Há alguns anos não nos imaginávamos falando de sites de relacionamento como estratégia de marketing e negócio, certo? O mercado é novo, há pouco profissionais realmente capacitados e especializados no assunto e a informação sobre boas práticas e o que se deve evitar ainda são escassas, o que causa confusões, prejuízos e esforços em vão, pois redes mal estruturadas gastam tempo e dinheiro de empresas e não trazem retorno, fazendo surgir um rótulo falso de que “redes sociais não serve para empresas”, enquanto ouvimos aos 4 ventos que “todo negócio deve estar no Facebook”, sendo que nenhuma das afirmações são de fato verídicas!
Bem, então para começarmos a falar do assunto, vamos à 3 dicas sobre o que fazer e o que não fazer no Página do seu Negócio no Facebook?


DICA #1: Perfil X Páginas

NUNCA faça um perfil para a sua marca, empresa ou prestação de serviço! Os perfis são para pessoas e não para negócios e quando descobertos pelo rastreador do Facebook, este perfil será deletado sem aviso prévio e você perderá todos os seus contatos e conteúdos postados!

Se você já tem um perfil de Facebook, (onde adicionamos amigos ao invés de receber curtidas), você precisa reverter este quadro o quanto antes, pois seu perfil poderá ser deletado a qualquer momento. Há meios d recuperar estes amigos em uma Fanpage, não se preocupe! Porém, será preciso a ajuda de um profissional de redes sociais, então me mande um email na coluna ali do lado direito e vamos conversar sobre este perfil e regularizar a situação da sua marca no Facebook, ok?

DICA #2: Pense no que pretende postar

Postar na página de uma empresa é mais do que gostar de um link, imagem ou vídeo. O conteúdo precisa fazer sentido para o seu público, para a sua marca, para o dia e o horário em que se vai postar! Por isso, antes de postar, é preciso avaliar o conteúdo e ver se ele está de acordo com a proposta da marca e o seu planejamento.

#DICA #3: Planejamento é o primeiro passo!

Antes de começar, planeje-se! Se já começou sem se planejar, pare e veja o que está fazendo, construa um planejamento com base no que se tem e com foco nos objetivos das ações dentro do Facebook, caso contrário você não terá sucesso.

Há uma frase que diz muito sobre planejamento: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar está bom”. E é o que acontece com ações desplanejadas, pois não se tem um norte, não se sabe exatamente onde se quer chegar, quais os resultados que se espera em determinado tempo e nem as estratégias a serem usadas, então fica tudo um pouco perdido e descompromissado.
Um planejamento de marketing com foco em redes sociais vai te orientar sobre os melhores conteúdos, linguagem a ser usada, padrão gráfico, conceitos e voz da marca, além de produzir um roteiro de postagens que certamente vão orientar e facilitar a criação de posts para sua a marca! É um trabalho incrível, pois nos trás o DNA da marca e mostra toda a cartilha para que o seu negócio se destaque no Facebook!

Dica #4: Esqueça as marcações!

Não marque dezenas de pessoas em suas fotos de produtos ou eventos do seu negócio, por exemplo! Esta prática é simples e pode parecer que atrai mais o olhar das pessoas. Mas soa um pouco invasivo e acaba proporcionando uma publicidade negativa para a marca, pois ao invés de conhecer o conteúdo, o mais comum é que se oculte a publicação, o que baixa os pontos de visibilidade da página no Facebook!


DICA #5: Esqueça seus amigos!

Uma prática errada muito comum é começar a página pedindo para que os amigos pessoas do Facebook curtam nossa página! Porém, nossos amigos não são o nosso público alvo e logo serão apenas um número na página, sem interagir com os posts, o que não é nada bom para o seu desempenho. Ao invés disso esforce-se para atrair novos fãs que realmente tenham interesse no seu produto ou serviço!
E a dica serve tanto para pedidos via inbox, como para compartilhamentos da página, marcando seus amigos, ok?

E então, gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Tagged Under:

0 comentários:

Postar um comentário