Desde que o marketing 2.0 se fez “famoso” falamos de SEO de otimização para alcance de visibilidade digital e a busca pelas melhores posições nos principais buscadores é diária. Contudo, a “bola da vez” são as redes sociais. Todo mundo fala, todo mundo tem e é fato que elas influenciam no consumo, escolhas e preferências, tanto pela relevância do depoimento dos contatos, como pelo status que as marcas ganham dentro das redes.
E aí? Como ficam as marcas então: deve-se investir em relacionamento ou em SEO? Afinal, as principais redes sociais não se permitem ser indexadas... Bem, antes de falar de buscadores ou redes sociais, é importante lembrar que estamos inseridos em uma rede digital, então o conceito de integração dos meios é válido, ok?
Veja isso:
- Praticamente 1 a cada 7 pessoas no mundo estão no Facebook.
- 1 a cada 5 pessoas no mundo irão usar redes sociais durante 2012.
- 92% das pessoas recorrem aos buscadores para pesquisar
- 90% das pessoas confiam em empresas com sites nas primeiras posições do Google
Temos como relevância esmagadora, dentro dos buscadores, o Google. Porém, embora ele leia e faça a indexação do Orkut, ainda falta muito para que isso seja relevante. O Facebook fechou-se para o Google embora tenha aberto as portas para o Bing, isto não representa lá grande visibilidade. O Twitter fez um meio termo, possibilitando as buscas apenas para quem está logado em seu perfil. Contudo, o YouTube, o LinkedIn e o Slideshare são completamente indexados e representam muito nas buscas por sua marca e/ou produto.
Deste modo, pensar no planejamento de suas redes sociais, criar estratégias, pensar nas palavras-chaves de cada upgrade e produzir conteúdo relevante para seu site, blog, canais de vídeo e apresentações pode ser uma forma bastante eficiente de ganhar relevância, alcançar visibilidade e obter conversão. Afinal, não existe resistência ou guerra entre SEO e Redes Sociais, são ferramentas complementares que juntas constroem sua reputação online!
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