segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Gina Indelicada: História e TOP 5 de dicas de como usar o Facebook!

Share
Quem não ouviu falar dela e se surpreendeu a over aquela moça pacata, daquela marca sem graça virando aquele gigante no Facebook? A criação de um jovem de 19 anos, querendo brincar e testar as ferramentas sociais, fez nascer um meme de vida longa.

A Gina já tem mais de um mês e gerou um buzz incrível para a marca de palitos e para o criador do meme, Ricck Lopes. O rapaz de 19 anos palestrou no #SMWSP (para quem não conhece, o Social Media Week é um evento semestral que acontece em várias capitais do mundo, para falar de redes sociais, marketing interativo, branding, cases de sucesso e micos que várias marcas andam pagando no mundo virtual), e contou um pouco sobre de onde veio a ideia, desmentiu um pouco do que foi divulgado na mídia e deu algumas dicas de como usar redes sociais, com ênfase no Facebook!

O melhor destes memes é pensar que nada é planejado, as coisas acontecem, são insights que geram grandes sacadas de pessoas já engajadas em social media, ou ações despretensiosas de leigos que despertam interesse e se tornam memes na social media. Com a Gina foi assim. Segundo o Ricck, nada foi planejado, mas ele queria sim criar algo de destaque, não necessariamente um meme, mas algo que se destacasse. Claro, não se engane, ele é novo, mas não é um novato na área. Dono do Twitter de grande relevância @vouconfessarque, muito usado durante um tempo, no auge do Twitter no Brasil, por twitteiros como forma de expressão e que foi gerenciado pelo Ricck durante 3 anos.

@VouConfessarQue “morreu” em 9 de agosto de 2012, quando nasceu a Gina. Um meme seguido do outro, que arrasta multidões virtuais na onda de boas ideias engajadoras, produzido por uma mente pensante e apaixonada por redes sociais. A Gina nasceu da observação do que funciona para engajar pessoas no Facebook sem investimento real. Para isso, um TOP 5 de dicas:
  1. Texto + Imagem engaja mais do que um texto sem graça!
  2. Você pode não acreditar em horóscopo, mas se ver uma imagem sobre seu signo, é provável que vá ler, (mesmo que seja postado por alguém como Gina Indelicada!rs), portanto engaja!
  3. Se você quer comentários, pergunte! As pessoas são engajadas em ajudar e participar, portanto, respondem, quando perguntadas sobre algo
  4. As pessoas querem ter voz e serem ouvidas! Se você recebe perguntas ou comentários na sua Fanpage ou outra rede social qualquer (isso vale para Blogs), responda!
  5. Se você quer viralizar algo, use o Facebook, pois é a ferramenta mais fácil de criar vínculo com alguém.
Com estas estratégias e outras mais, como o uso da caixa de diálogo do Facebook, que engaja bem, pois as pessoas estão condicionadas a prestar atenção naquele layout, a GINA aconteceu e com ela vários boatos, mas... NÃO! A marca não contratou o criativo que hoje trabalha na Agência Cubo. NÃO! Eles não estão processando o Ricck Lopes, nem chegaram a mencionar a possibilidade. O contato com o rapaz ouve sim, (e segundo ele demorou bastante, o que é estranho), os executivos acharem interessante, mas não compraram a ideia e nem contratam por falta de estrutura para aumentar sua produção.

E aí vem uma consciência muito interessante ao cliente: se você não pode atender a demanda, não a procure nas redes sociais, para não criar um fail case. E isso não é um conselho para pequenas empresas, mas para as grandes também, a Gina teve a consciência, mas nem todos tem. SIM! O Facebook não gostou muito desta ideia, pois realmente é contra as leis da plataforma, que não “curte” personagens memes (engajadoras) criando visibilidade para marcas. E pode o leitor perguntar: “Por quê?”. E a resposta é simples: Um meme vende sem a necessidade de compra de mídia, (Leia: Facebook Ads), portanto a ação deixa de ser lucrativa, e assim bem vista, pela empresa Facebook. E páginas com este perfil podem ser deletadas. Mas vale o risco, se engajar bem o seu target! ;)

Bem, é isso! Boatos desmentidos, histórico contado e dicas repassadas!

Quem gostar compartilha, quem discordar fique a vontade para comentar ou acrescentar mais detalhes, ok?

Toda interação é sempre bem vinda!
Nos vemos no próximo post! :)
Tagged Under:

0 comentários:

Postar um comentário