quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween: Gostosuras ou Travessuras?

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Este é o lema das crianças na noite de 31 de outubro, Festa de Halloween, nos Estados Unidos!

A festa que motiva os contos de bruxas, vampiros, abóboras falantes, e decora os ambientes com ar fúnebre, muitas delas dentro de cemitérios de verdade, tem também um lado comercial muito forte!

Assim como, para nós brasileiros, a data do Natal é extremamente importante para o marketing de varejo e branding, a cultura americana tem mais algumas datas importantes no calendário comercial, e uma delas é o Halloween!

A maioria das lojas, independente do segmento, decora seus ambientes inspirados pela festa de Halloween que se estende até o Feriado de Finados que, aliás está longe de ser algo triste para eles.

O fascinante do marketing experience americano é que eles convertem tudo em oportunidade realmente e geram experiências incríveis para a venda e uso de seus produtos mesmo nos momentos mais loucos e inusitados como a comemoração do dia dos mortos.

Mas... pensemos: No Brasil não há a cultura de comemorar o Halloween realmente, certo? Acontecem apenas algumas festas à fantasia, mas bem longe do que representa isso do lado de cima do mundo. Em finados, lembramos a data com tristeza e, no máximo, vamos visitar parentes que já partiram.

Pois bem! Nos Estados Unidos é feita uma grande festa e durante 3 dias (de 31/10 à 02/11) , comemoram o dia das bruxas com fantasias, alegria, fazendo da data um grande carnaval, que envolve crianças e adultos, muitos doces e brincadeiras e, para não esquecer dos amigos e familiares que já se foram, a festa termina no cemitério!

Fúnebre, não? Imagine se chegássemos ao Cemitério do Araçá, em São Paulo, e disséssemos que vamos fazer lá, entre os túmulos, uma grande festa com mesa de comidas, bebidas, balões, abóboras decoradas e muita música! Certamente seríamos impedidos! Entretanto, nos Estados Unidos estas festas são comuns e há Cemitérios com suas festas consagradas, como no Santa Monica Cemetery, na California, quem atrai pessoas de outras cidades para se divertirem na badalada festa de Halloween e All Souls’ Day, (Finados). Isso porque catequizou-se as pessoas, criou-se a cultura.

E para que toda a festa aconteça, seja nas casas das famílias, ruas ou cemitérios, é preciso que haja uma motivação comercial e é então que as lojas de fantasias, decoração moda, eletrônicos, indústria fonográfica, supermercados e vários outros investem em marketing, estratégias e embarcam na caracterização e investem em experiência de compra, fazendo a festa começar dentro das lojas.


É incrível como as cidades se mobilizam e há referências espalhadas sobre o Halloween...
Nos restaurantes, a abóbora vira o prato mais pedido e a decoração é toda temática.

Nas escolas as crianças criam desenhos, fantasias e ajudam a enfeitar as áreas comuns, jardins e salas de aula.

Nas ruas, vamos caminhando e vendo que a maioria das casas está preparada para a grande festa e os adultos compram doces para distribuir às crianças.

No comércio em geral, as lojas recepcionam seus clientes com teias de aranhas, vampiros, tumbas e vendedores devidamente caracterizados e muitas promoções, independente do produto ter haver com a festa ou não.
Nos Outlets, este é um dos feriados de grandes promoções.

Na Disneyland, o Mickey vira vampiro e há uma “festa de horrores” à noite, no parque mágico de Walt Disney, que muda todo seu layout gracioso e preparado para a magia dos contos de fadas e assume um carácter sombrio, repleto de monstros, personagens com fantasias de caveiras, e é quando as bruxas de todos as histórias e fábulas assume o papel principal e protagonizam a festa atraindo moradores das regiões dos parques e turistas. Veja no vídeo abaixo um exemplo de decoração de Halloween:



Enquanto nas lojas da marca, toda decorada para a festa, as personagens Disney ganham versões de Halloween em brinquedos e pelúcias, além das fantasias.

A experiência do consumidor acontece durante a semana toda, desde as compras, nas lojas, que já preparam emoções com monstros e bruxas entre os corredores e mesmo nas ruas, até o uso dos produtos comprados e a grande festa que acontece.

Mas não se engane em pensar que a festa de Halloween surge apenas pelo motivo cultural e divertido. Certamente temos aqui uma oportunidade econômica visto que a época é um pouco mais fraca para o comércio. Entenda o Halloween como uma oportunidade e um princípio de aceleração das vendas, que se intensifica no Black Friday (vamos falar sobre ele aqui no Blog em novembro), e entrega a economia varejista aquecida para as vendas de natal!



Inteligente não? Isto é um calendário planejado que conduz o consumidor às compras e mantém a economia viva. E então, como anda planejamento seu calendário comercial? Será que o marketing precisa de upgrade?
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