
No Dia Internacional das Mulheres a Marca resolveu fazer um post bem humorado, com uma piadinha com assunto da mídia para “brincar” com o público feminino. Contudo, brincadeiras tem limites e nas redes sociais tudo deve ser feito com mais cautela!
Brincar e usar os memes ou histórias engraçadas é permitido e visto como boa estratégia, desde que tenha a ver com seu produto, serviço ou marca. Mas usar assuntos polêmicos, violentos, trágico é de péssimo tom e reverbera em protestos, repulsas e pode chegar no Conar e na justiça!
A Costurella usou o fanatismo das apaixonadas por Futebol e que são fãs dos jogadores Ronaldo e Cristiano Ronaldo para fazer menção ao Goleiro Bruno, acusado pela morte da ex-namorada e mãe do seu filho, Eliza Samudio, usando a frase:
“As mulheres dizem que Cristiano e Ronaldo são lindos de morrer, elas precisam conhecer o goleiro Bruno, ele é de matar!”
Para piorar ainda assinam a arte dizendo que era “uma homenagem da sua loja de tecidos preferida”. Como dizemos nas redes sociais, “Aquele momento em que você pensa – Oi?”
Se a ideia era ganhar visibilidade usando os nomes dos jogadores, eles conseguiram. O problema foi ter atraído a mídia negativa e a revolta dos fãs que falam de mau gosto, falta de bom senso, noção e ainda ameaças de processo em um dos comentários que diz “ isso era para ser uma homenagem ou vocês estão aceitando processo judicial?”
A mídia divulgou menos este case, devido a marca ser menor do que uma Nissan ou Arezzo, mas ainda assim a peça publicitária foi pauta para AdNews, UOL Mulher, Exame. Em comunicado, a marca disse que não tinha intenção de ofender e que apenas quiseram fazer uma ação divertida:
"A aqueles que se sentiram ofendidos, saibam que nossa intenção era desenvolver uma campanha divertida. Tomaremos mais cuidado das próximas vezes (...)".A marca veiculou outras frases em comemoração ao dia, com tom de humor, como “Engana-se o homem que pensa que o sonho de toda mulher é encontrar o príncipe encantado. O sonho de toda mulher é comer sem engordar!". Mas nada chamou mais a atenção como a falta de bom senso de homenagear as mulheres usando do assassinato de uma”
Moral da história? Pense sempre no que vai veicular e, se possível, mostre a peça para alguém que seja target da campanha antes de colocar no ar. Prevenção em dose elevada garante boas ações e mantem o emprego do Analista de Social Media!rs
0 comentários:
Postar um comentário