sexta-feira, 5 de abril de 2013

#FailCase Costurella: Marca usa Goleiro Bruno em homenagem de 8 de Março.

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Para quem acha que só grandes marcas provocam grandes #failCases, a Loja de Tecidos Costurella, de Maceió, está aí para provar que empresas de qualquer popularidade podem começar mal com postagens mal pensadas em redes sociais!

No Dia Internacional das Mulheres a Marca resolveu fazer um post bem humorado, com uma piadinha com assunto da mídia para “brincar” com o público feminino. Contudo, brincadeiras tem limites e nas redes sociais tudo deve ser feito com mais cautela!

Brincar e usar os memes ou histórias engraçadas é permitido e visto como boa estratégia, desde que tenha a ver com seu produto, serviço ou marca. Mas usar assuntos polêmicos, violentos, trágico é de péssimo tom e reverbera em protestos, repulsas e pode chegar no Conar e na justiça!

A Costurella usou o fanatismo das apaixonadas por Futebol e que são fãs dos jogadores Ronaldo e Cristiano Ronaldo para fazer menção ao Goleiro Bruno, acusado pela morte da ex-namorada e mãe do seu filho, Eliza Samudio, usando a frase:
“As mulheres dizem que Cristiano e Ronaldo são lindos de morrer, elas precisam conhecer o goleiro Bruno, ele é de matar!” 

Para piorar ainda assinam a arte dizendo que era “uma homenagem da sua loja de tecidos preferida”. Como dizemos nas redes sociais, “Aquele momento em que você pensa – Oi?”

Se a ideia era ganhar visibilidade usando os nomes dos jogadores, eles conseguiram. O problema foi ter atraído a mídia negativa e a revolta dos fãs que falam de mau gosto, falta de bom senso, noção e ainda ameaças de processo em um dos comentários que diz “ isso era para ser uma homenagem ou vocês estão aceitando processo judicial?”

A mídia divulgou menos este case, devido a marca ser menor do que uma Nissan ou Arezzo, mas ainda assim a peça publicitária foi pauta para AdNews, UOL Mulher, Exame. Em comunicado, a marca disse que não tinha intenção de ofender e que apenas quiseram fazer uma ação divertida:
 "A aqueles que se sentiram ofendidos, saibam que nossa intenção era desenvolver uma campanha divertida. Tomaremos mais cuidado das próximas vezes (...)". 
A marca veiculou outras frases em comemoração ao dia, com tom de humor, como “Engana-se o homem que pensa que o sonho de toda mulher é encontrar o príncipe encantado. O sonho de toda mulher é comer sem engordar!". Mas nada chamou mais a atenção como a falta de bom senso de homenagear as mulheres usando do assassinato de uma”



Moral da história? Pense sempre no que vai veicular e, se possível, mostre a peça para alguém que seja target da campanha antes de colocar no ar. Prevenção em dose elevada garante boas ações e mantem o emprego do Analista de Social Media!rs
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