quarta-feira, 3 de abril de 2013

Kinder Ovo Sexista: Fail Case de Páscoa

Share

Toda campanha tem uma taxa de risco, sempre tem quem não aprova, quem se ofende com algo, daí a necessidade de sempre se explicar ao máximo a intenção, os porquês dos porquês!

Na última Páscoa a Marca Kinder Ovo resolveu inovar! Após algumas experiências ouvindo reclamações dos pais pela frustração dos filhos com as surpresas dentro dos ovos de páscoa da marca, resolveram lançar ovos para Meninas e para Meninos! Os ovos rosas tinha brinquedos direcionados para o padrão de preferência das meninas e os azuis para os meninos. Assim o grau de insatisfação das crianças seria menor, bem como os de seus pais.

A ideia é aparentemente boa, caso a ação não tivesse sido rotulada de Sexista! Sim, a marca foi julgada, como se discriminasse meninas que gostam de brincar de carrinhos, por exemplo, embora a intenção fosse apenas atender as reivindicações dos pais.

A imagem correu as redes sociais, levando o “Kinder Ovo” a atingir os TT`s do Twitter, tornando-se o assunto mais comentado na Internet,  tendo posts e imagens altamente compartilhadas, comentadas e curtidas, num boicote velado à compra dos ovos da Kinder que, além de se tornado um chocolate caro nos últimos anos, agora se revelava sexista, desagradável e preconceituosa ao discriminar crianças! Apenas na página |”Moça, você é Machistas”, o post teve mais de 500 compartilhamentos e os consumidores ainda comentavam com declarações como “segregação ridícula”. Claro, as redes sociais pautaram a mídia e o case virou matéria nos principais canais online, como Exame, InfoMoney, Globo.com, Terra, UOl, etc.

A marca mãe do Kinder Ovo, a Ferrero, soltou nota declarando que:
 "Em relação aos diferentes pontos de vista sobre o lançamento de Kinder Ovo – Meninos e Meninas, a Ferrero reconhece e respeita a  diversidade de opiniões. Esta trata-se de uma linha nova de surpresas e de qualquer forma, continuamos produzindo brinquedos universais que são tanto para meninos quanto para meninas. O desenvolvimento de nossos produtos segue as mais restritivas e exigentes legislações de segurança e os mais rigorosos princípios éticos", disse a empresa. 

Moral da História? Mais uma vez, observe bem todos os pontos de vista do seu produto e lançamento, se há divergência de opiniões, não arrisque, explique antes seus motivos para evitar crises! O erro da Ferrero foi não ter uma página oficial ativa nas redes sociais e atenta ao que se fala dela nos canais online. Uma crise exige respostas rápidas e a Kinder Ovo deixou a desejar nesta páscoa, quanto a agilidade!
Tagged Under: ,

0 comentários:

Postar um comentário