quarta-feira, 8 de maio de 2013

O que é como funciona o Ed Rank do Facebook?

Share
Quer coisa mais chata do que publicar algo no Facebook e NINGUÉM curtir ou comentar? Insuportável, né?rs

E quando se é uma página com 1000 fãs, por exemplo, e a ferramenta de administrador mostra que apenas 124 pessoas viram a publicação, não é para querer morrer de catapora? Quem não fica pensando “porque raios o Facebook não mostrou isso para todo mundo?”

Pois bem, é estranho pensar que escrevemos para os nossos amigos ou fãs e eles não veem nossas postagens. Mas já pensou como seria a timeline de quem tem, por exemplo, 2000 amigos no Facebook e curte 150 páginas? Certamente não daria tempo de ler nada e os posts iam correr na sua tela.

Para que isso não aconteça o Facebook criou um algoritmo que faz um rank de prioridade do que mostrar para cada timeline de acordo com as suas preferências evidenciadas no tipo de assunto e conteúdo que você interage (seja curtindo, compartilhando ou comentando) de cada pessoa ou Fanpage que você segue. Isso faz com que o que se posta seja visualizado por apenas 16% dos seus amigos ou fãs.

Assim, se você costuma curtir as fotos da Maria sempre, é provável que você receba todas as fotos dela na sua timeline, enquanto, como quase nunca interage com as fotos da Luiza, você vê poucos posts dela. Ao mesmo tempo, como você pouco clica para ver os links que os seus amigos postam, o Facebook mostra poucos posts de links para você, e assim por diante.

O EdRank, é o algoritmo do Facebook, uma combinação de possibilidades, preferências e aceitação que faz com que cada posts seja visto por mais ou menos pessoas. O EdRank tem três variáveis chaves para o seu cálculo: afinidade, (a relação entre o criador do post e o usuário que irá recebe-lo em sua timeline), peso (cada tipo de post tem um peso em visibilidade, sendo as fotos e vídeo com maior valor e os textos simples com menos valor) e tempo (posts mais novos são notícias mais frescas, logo tem maior valor do que posts mais velhos, que já estão desatualizados e portanto menos exibidos).

Além disso, ele ainda mede a relação de usuários que já viram o post com as interações recebidas pois, se a porcentagem de engajamento for boa, o post continua a ser exibido para outras pessoas, alcançando maior visibilidade, caso contrário, a entrega deste nas timelines diminui. Contudo este engajamento é avaliado entre positivo e negativo e, se o post tiver muitos comentários negativos, o seu EdRank também perderá pontos.

Tudo isso parece um pouco confuso, mas é o resumo do que este infográfico do PostRocket explica, veja:




Tagged Under:

0 comentários:

Postar um comentário